Sulfatação
A palavra “SULFATAÇÃO” pode ser usada de diversas maneiras e merece algum esclarecimento.
Em geral, significa a formação ou deposição de sulfato de chumbo na superfície e nos poros do material ativo das placas.
Sulfato de chumbo se forma como uma parte natural do processo de descarga e, nesse sentido, é uma parte necessária do funcionamento da bateria.
Esse sulfato tem estrutura finamente cristalina e é facilmente reduzido por uma corrente de carga.
Sulfato de chumbo é também formado como resultado de ação local ou auto descarga das placas. Isso é provocado pela ação da solução ácida nos materiais das placas.
O sulfato de chumbo formado como resultado dessa ação é também facilmente reduzido pela corrente de carregamento, a não ser que a bateria esteja mal cuidada.
A terceira e talvez a mais usual utilização da palavra “SULFATAÇÃO” aplica-se aos grandes cristais ou sulfato de chumbo “duro” que podem se formar nas placas, como resultado de uso incorreto ou negligente.
A sulfatação excessiva dessa terceira espécie é difícil de se reduzir e pode causar dano permanente às placas. Sulfatação, por esta definição, é o resultado de um processo de envelhecimento sob temperatura prolongada e/ou alta (recristalização) e é causada pelo seguinte:
1. Deixar baterias sem recarregar por longos períodos após a descarga.
2. Armazenamento contínuo da bateria sob temperaturas excessivas.
3. Prolongados períodos a baixa carga.
4. Longo período sem recargas periódicas (auto-descarga).
5. Permitir descargas da bateria a tensões abaixo da baixa tensão de corte recomendada. O sulfato de chumbo nessa última forma é difícil e às vezes impossível de reduzir pelos métodos convencionais de cargas, tais baterias podem ser recuperadas por métodos alternativos de carga.

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